sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Reconhecendo e preparando a pele.

Antes de começar a maquiagem, vamos cuidar da pele. Afinal, não há como ter uma bela maquiagem em uma pele não saudável. É preciso limpar, tonificar e hidratar o rosto com produtos adequados aos diferentes tipos.

A limpeza é o primeiro passo, com a função de eliminar as células mortas, além de resíduos de poluição e maquiagem. A Limpeza noturna é fundamental para uma pele saudável, pois é durante o sono que ocorre a renovação celular das células. A maquiagem também adere melhor em uma pele limpa.









A tonificação remove os últimos vestígios do produto utilizado na limpeza e faz com que os poros dilatados voltem ao tamanho normal. O tonificante é aplicado de forma suave. Seu papel é equilibrar o pH da pele, além de produzir uma agradável sensação de frescor.

Último passo neste ritual de beleza, a hidratação mantém a camada natural de proteção e um teor adequado de água na epiderme. Ela também é fundamental nessa rotina de preparação; portanto fique atenta para o hidratação adequada a cada tipo de pele. A ingestão de água diária também é fundamental para ter uma pele bonita.



1 Fique Atento! 

Filtro Solar
Caso o seu hidratante não possua filtro solar, após a hidratação aplique o filtro solar indicado para cada tipo de pele. Lembre-se que a radiação está em todos os lugares, inclusive em lâmpadas brancas. O Sol em excesso envelhece e rouba gradativamente a beleza e o brilho da pele, e causa câncer. Não descuide dessa etapa!




2 Fique Atento! 

Sabe qual é a diferença entre filtro solar e bronzeador?
O primeiro (também conhecido como protetor solar) protege a pele da radiação ultravioleta do Sol, reduz as queimaduras solares e outros danos à pele. O filtro solar diminui os riscos de se adquirir um câncer de pele. Já a loção de bronzeamento tem uma função completamente diferente: é usada para atrair os raios ultravioleta, visando atingir um bronzeado mais bonito. 
Esta pode ou não ter fator de proteção. Fique Atento!!!







Tipos de Pele - São os tipos mais comuns de pele: 

Pele seca: É uma pele fina e opaca, sem brilho, descama com facilidade, tem poros bem fechados. O melhor a fazer é caprichar na hidratação, com cremes adequados. Os sabonetes com hidratante são recomendados para a limpeza, e os produtos abrasivos, como os esfoliantes, devem ser evitados. Os tônicos também deve ser dispensados. Não adianta maquiar esta pele se ele não estiver hidratada ao fim da maquiagem vai perceber que as cores aplicadas estarão sem vida e opacas. Regra para não errar; HIDRATE!






Pele Mista: Seus pontos oleosos encontram-se na região da testa, do nariz e do queixo, a famosa "Zona T" , onde os poros são mais abertos e as laterais são ressecadas. Como se trata de uma pela mista, o ideal é contrabalançar o gel e o creme. Loções leitosas e sabonetes líquidos (com hidratante) são muito bem-vindos, assim como loções hidratantes. A tonificação deve ser realizada apenas na região oleosa. 





Pele Oleosa: É uma pele que brilha mais, devido à intensa produção de oleosidade, os poros são dilatados, principalmente na Zona T. Costuma ser mais grossa e resistente, porém tem tendência a acne. O ideal para esse tipo de pele são produtos SEM gorduras. Para a limpeza, prefira aqueles que possuam mais elementos detergentes, para neutralizar o excesso de óleo. Os esfoliantes, nesse caso, são uma boa opção. Escolha um tônico para peles oleosas e um hidratante em gel.







Pele Normal: É o tipo de pele que apresenta textura uniforme, boa elasticidade e poros bem fechados. Is níveis de água, óleo e sais minerais estão em perfeito equilíbrio, o que faz com que esse tipo de pele seja considerado o mais saudável. Nesse caso, o mais aconselhado são produtos delicados, para peles normais, que cuidem da pele sem interferir nas perfeitas condições que ela apresenta.





É importante saber...

Primer 
Como o nome diz, é o que vem primeiro, antes da maquiagem, Mas, somente após a pele limpa, tonificada e hidratada. Este produto uniformiza a textura da pele antes de receber a maquiagem, cria uma camada fina sobre a pele que a deixa homogênea, minimizando os poros e disfarçando a oleosidade. O objetivo do Primer é fazer co que a maquiagem dure muito mais tempo e que a pele fique mais bonita.  









Agora vocês ficaram sabendo mais um pouco a respeito de cada tipo de pele e o que se deve usar para mante-lá perfeita. Nosso próximo post será sobre As cores na Maquiagem. 

Até lá ;) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário